Tuesday, January 20, 2009

O lazer e o álcool

O álcool é a droga legal que "turbina" o comportamento da turma nas festas. Sem o álcool, de cara limpa, ninguém é ninguém, não há festa, não há diversão, porque ninguém consegue se divertir sendo o careta que na realidade é. Com o álcool há a perda da consciência, dos limites, do juízo.

Sem álcool ninguém dança, ninguém ri, ninguém fica, ninguém beija. As gurias não "dão" nem os guris "comem" ninguém. Como eu disse: sem álcool não há festa. Não ver no álcool esse tipo de droga é querer tapar o sol com a peneira, e negar a sua evidente influência no comportamento das massas.

A mesma coisa ocorre com as drogas ilegais e as artes. Se não é a totalidade, a grande maioria dos criadores de obras artisticas - em todas as suas vertentes - consomem drogas como formas de liberar suas potencialidades criativas, de soltar as amarras da inibição à criação. Também é verdade que depois do sucesso todos eles negam isso - mas só depois.

Qual o comportamento mais adequado? Qual a forma mais salutar? Não quero - nem devo - ditar normas de comportamento, mas apenas levantar o questionamento para que se pense a respeito. 

No comments: