Saturday, May 03, 2008

Retrato de um povo sofrido

Avalio a situação do país e descubro o quão é fácil contentar o nosso povo sofrido. As notícias a toda hora dão conta de que, pela ótica do povo, nós vivemos no paraíso aqui no Brasil. Não há índice de criminalidade, epidemia de dengue, desatendimento hospitalar, vida em estado de pobreza, ou seja lá qual for o tipo de miséria que acometa o povo, que o faça mudar de opinião.

Os indicadores econômicos dão conta, a bem da verdade, de uma sensível melhoria na condição de vida da população mais humilde. O que terá feito esse milagre? Serão os oitenta e cinco reais mensais do bolsa família, esses dois reais e pico por dia, os responsáveis pelo milagre. Ou serão os empréstimos consignados? Esse crédito novo, possível pela estabilidade inflacionário e que permite a compra em "suaves prestações mensais"?

Sejam quais forem os motivos, devemos admitir que a mudança foi pequena. E mesmo assim, temos de admitir que, aos olhos do povo, parece ter sido uma mudança descomunal. Resta o argumento, para restabelecer a lógica entre realidades tão contraditórias, de que o nosso sofrido povo se contenta com pouco. Com muito pouco.

No comments: